GESTÃO PARTICIPATIVA E DE RESULTADOS

Início > Notícias

Fique sabendo

15/08/2018 16:33:53
AVALIAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO

Desde o ano de 2015, o CRO-MA aplica nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Especialidades Odontológicas da Capital e do Interior, naturalmente por amostragem de 4-5 estabelecimentos, a avaliação das condições básicas de trabalho dessas unidades de saúde.

Dispõe para isso de um formulário que contempla os itens de disponibilidade de atendimento, procedimentos operatórios realizados, registro de procedimentos, estrutura física do consultório (dimensão, piso, parede, forro, iluminação, climatização, mesa de atendimento, cadeira da mesa e recepção) e equipamentos/instrumental/material (cadeira odontológica, refletor, equipo, unidade auxiliar, mocho, fotopolimerizador, aparelho de raios-x, compressor, acondicionamento do material, esterilização, quantidade de instrumentos). Para cada item, é atribuído um conceito Adequado, Adequado com restrição ou Inadequado, com os devidos parâmetros e pontuação. Ao final é realizado uma equação e atribuído ao estabelecimento um desses conceitos.

O resultado é publicado em jornal de grande circulação no Estado e é enviado aos gestores públicos com a merecida parabenização ou negociação de um prazo para a correção das falhas constatadas. Caso não haja a resolução, o CRO-MA encaminha denúncia ao Ministério Público e a Ouvidoria do SUS.

No nosso entendimento, esse serviço tem dado bons frutos na melhoria do serviço público odontológico.
Visitas: